FICHAS DE JULGAMENTO - 4ª Etapa Campeonato Paulista ANCA 2008/2009
Aberta Júnior
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria   2ª Bateria   3ª Bateria   4ª Bateria  
 
Aberta Classic
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria   2ª Bateria   3ª Bateria  
 
Aberta Sênior
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria  
 
Aberta Ltda.
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria  
 
Non Pro
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria  
 
Amador
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria   2ª Bateria   3ª Bateria  
 
Master
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria  
 
Jovem
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria  
 
Principiante
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria  
 

Juiz:
Jim Carr, Burleson, Texas, EUA

Esta é sua primeira vez aqui no Brasil, qual foi sua primeira impressão?
Foi muito boa. Eu não sabia o que esperar, mas o nível dos animais é muito bom, muito melhor do que eu esperava. Os treinadores também são muito bons e sabem treinar bem.

Qual foi uma dificuldade que você viu nas apresentações?
A seleção dos bois para tirar poderia melhorar. É importante ver os bois que já foram tirados, estudar o gado, e tirar um boi que sirva bem para o animal que você está apresentando. A maioria dos Non Pros estava ficando com o boi que sobrou. Isso não tem problema. É melhor tirar assim e tirar limpo do que ficar atrás de um boi específico que poderia dar problemas. Meu pai sempre falava que uma boa tirada de um boi ruim é melhor do que uma mal tirada de um boi bom.

Quero enfatizar as vantagens do vídeo. Todas as apresentações são gravadas para que o juiz possa fazer revisão, mas também é muito importante para o apresentador ver o que o juiz está vendo. Assistindo depois em casa com calma é muito bom, mas eu acredito que é melhor ainda ver logo após a apresentação. Não é sempre que um cavaleiro consegue perceber exatamente como uma apresentação parece para os outros. Houve muitas vezes depois de minhas apresentações que eu pensava que não tinha feito algo que na fita era óbvio.

Como os competidores poderiam melhorar suas notas?
A base é muito boa, mas teve uns cavaleiros que olharem para a cabeça do cavalo que resultou numa perda de posição. Eles precisam prestar mais atenção no boi.

Houve outra coisa que você reparou no evento?
Eu vi poucos animais para o potro do futuro na pista de aquecimento. Normalmente nos EUA começamos a levar eles para provas uns 6-8 meses antes do evento. Em quantos mais lugares que forem antes da prova, quanto melhor que eles serão quando você baixar a mão. São iguais a cavalos de prova, que amadurecem com cada evento. Os potros não precisam ser treinados com gado toda vez, apenas saindo de casa já ajuda a cabeça deles. Eu pessoalmente acredito que é muito importante e faz uma grande parte do treinamento deles.

Usamos baterias pequenas neste evento, qual sua opinião disso?
Eu gostei. Parece que mesmo com baterias menores, os últimos 3 da bateria sofriam com o gado. Algumas vezes foi porque eles não estavam prestando tanta atenção no gado e acabaram tirando bois usados, mas se tivesse 2 a mais em cada bateria, ia ser 2 a mais sofrendo.

Quanto maior o rebanho, quanto mais bois que terá para escolher. Porém mais competidores passarão pelo rebanho também que poderia ser uma desvantagem para os últimos da bateria. O gado fica mais esperto e volta ao rebanho mais rápido.

A maioria das provas nos EUA tem 10-12 cavalos por bateria. São apenas os eventos maiores em arenas grandes como em Fort Worth que usam 15 ou 16 por bateria. A maioria dos eventos usavam 2,5 bois por competidor, mas hoje em dia usam 3. Nos eventos que eu realizo eu procuro colocar 3,5 bois e as finais dos eventos da NCHA eles usam 4 bois por competidor para que o sorteio não seja tão importante em decidir o campeão.

Tem algo mais que queria relatar?
Eu gostei muito de ter vindo aqui no Brasil e espero voltar novamente.

Veja os Resultados Completos deste evento.
 
Veja nossa lista completa de eventos passados e novos eventos
 
PARCEIROS












LINKS



 
Praça Amador Bueno Florence, 274 Ap. 4 - Largo São João, Espírito Santo do Pinhal - SP - 13990-000
Fone: (19) 3651-5362 / (19) 99904-1191

Desenvolvido por Wisetec IT Solutions