FICHAS DE JULGAMENTO - Copa Interestadual ANCA 2018/2019
Non Pro
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria  
 
Amador
Classificatória Fichas
Final 1ª Bateria  
 

Juiz:
Jaime Beamer, Weatherford, TX, EUA

Tom McTaggart
Jaime Beamer é juiz AAAA da NCHA e julga há mais que 10 anos.

Esta é sua segunda vez julgando aqui no Brasil, qual sua opinião do evento?
Acredito que foi um evento muito bem organizado. Todos os competidores e organizadores foram bem respeitosos. A estrutura é tão boa quanto as melhores que tem nos EUA. As pessoas são maravilhosas. Elas amam apartação e mostram isso independente de irem bem ou mal nas provas. Todo mundo está feliz de estar competindo ou de estar junto na prova com seus amigos. É muito bom e refrescante ver isso.

Refrescante porque?
Lá nos EUA tudo foi tão especializado que hoje chegou no ponto de ser todo do negócio. Tudo bem ser assim, porque é um negócio. Mas precisa encontrar um equilíbrio entre se divertir, ser competitivo e administrar o negócio. Infelizmente perdemos essa visão.

Uns 20-25 anos atras as provas terminaram num horário que deixava todo mundo sair para jantar, tomar alguma coisa e socializar depois. Isso é tudo para os amadores e non pros, porque não é o negócio deles. Eles vem para desestressar. Nós como treinadores e da Associação precisamos entender isso, e atender a eles através de organizar os eventos de uma maneira mais eficiente, que termina mais cedo, ou adiciona um dia se necessário para que os competidores tenham um tempo para relaxar e divertir com seus amigos.

Qual foi sua opinião sobre o nível dos animais?
Fiquei muito impressionado com o nível dos animais. A última vez que eu vim foi num evento de fim de semana e fiquei impressionado com o nível lá. Mas esse foi meu primeiro evento com animais de idade do Potro do Futuro e eu não sabia o que esperar porque fui surpreendido a última vez. O nível dos animais e o talento dos treinadores foi alem das minhas expectativas e eu fiquei bem contente.

Em que os competidores deveriam estar trabalhando para melhorar suas apresentações?
Tudo é relativo e baseado no gado. Você pode fazer tudo certo e ainda não ter o resultado que você espera, devido ao gado. Quando o gado está cooperando e as coisas estão indo bem, os competidores conseguem apresentar muito bem. Quando tiver um pouco mais de pressão, ou na 2ª classificatória, ou na final, o nível de apresentação começa a demonstrar algumas falhas.

Na 1ª classificatória os competidores estavam confiantes e os animais estavam precisos, foi espetacular. Na 2ª classificatória o gado afetou algumas apresentações e isso afetou o estado mental de alguns treinadores. Como competidor só tem um certo limite de seu controle. Você não tem controle total sobre o gado, mas você tem sobre o que você faz e como você apresentar. Se você manter esse controle, nem sempre, mas na maioria das vezes, você vai fazer uma apresentação melhor. Faz igual você fez para chegar na 2ª classificatória. As vezes precisa ser um pouco mais agressivo, as vezes um pouco menos. Para mim pareceu que muitos estavam sendo menos agressivos, talvez com um pouco de medo. Vi a mesma coisa na final. Para mim a apresentação é o que poderia melhorar.

Parece que estava faltando confiança?
Acredito que seja isso. Todos querem sair bem. Ninguém deve nada a eles. Mas alguns estão apresentando como se já tivesse feito algo. Só porque você tem um cavalo bom e você sabe que ele é bom, o juiz não sabe disso, você precisa mostrar. Mostre o que tem. Ele não te deve nada, somente o que você apresentar. Entendo que na classificatória você não quer apresentar igual na final, mas ainda precisa apresentar.

Depois de 2 anos montando os cavalos sentem como você monta normalmente, quando você está em casa e confiante. Quando você chega na prova e monta diferente, os cavalos sentem. Percebi na final que os cavalos não estavam tão precisos quanto na 1ª classificatória. Uma parte disso vem de estar na prova, longe de casa, potros, treinando nas pistas de treino, Non Pros montando junto, mas quando chega na final tem que colocar tudo isso de lado e apresentar o cavalo que você está treinando há 2 anos.

Tem alguma dica para melhorar o evento?
O evento com a estrutura aqui é igual aos melhores nos EUA. Muitos eventos, fora de Fort Worth, não tem tudo isso. Pistas de treino, espaço para aquecer sem trombar um no outro, banheiros bons, lanchonete e restaurante, é uma ótima estrutura. É muito bem organizado. Não tem muito para melhorar. É só ter mais gente na arquibancada e competindo.

Veja os Resultados Completos deste evento.
 
Veja nossa lista completa de eventos passados e novos eventos
 
PARCEIROS












LINKS




 
Praça Amador Bueno Florence, 274 Ap. 4 - Largo São João, Espírito Santo do Pinhal - SP - 13990-000
Fone: (19) 3651-5362 / (19) 99904-1191

Desenvolvido por Wisetec IT Solutions