Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
SOBRE A ANCA

QUEM SOMOS

A ANCA – Associação Nacional do Cavalo de Apartação, fundada em 1989 tem como objetivo promover e regulamentar campeonatos a nível nacional para apresentação dos animais de apartação.

Nossos eventos vêm crescendo a cada ano, em número de inscrições e pessoas interessadas em ingressar no mercado do cavalo, seja como criador, proprietário, competidor ou treinador, das mais diversas regiões do Brasil e das mais diversas raças de animais (Quarto de Milha, Crioulo, Paint Horse, Apaloosa, etc.).

O QUE É APARTAÇÃO

O animal de apartação é muito útil em um rancho ou fazenda, pois no trabalho diário se faz necessário à execução de tarefas como manejo com o gado. Um exemplo é apartar do rebanho um animal que está doente para ser tratado, medicado, ou para outra finalidade.

Essa necessidade ficou evidente, e também a utilização de animais que no exercício de suas funções o faça com competência. Entretanto dentro de uma competição as regras para os campeonatos se fazem necessárias para um correto julgamento do animal e para um melhor entendimento de como se deve ser um animal de apartação.

Animal e cavaleiro devem se mover calmamente para dentro do rebanho, apartar uma rês e dirigí-la ao centro da arena e mantê-la afastado do rebanho. Coloca-se o animal frente a rês, numa batalha de desejos.

COW SENSE: "senso do gado", que é a habilidade do animal de apartação de auto-pensar e auto-manobrar um boi.

O cavaleiro ou amazona de apartação deve combinar seus movimentos com o movimento da rês, antecipando todas as suas manobras. O juiz atribui nota ao animal pela sua habilidade de impedir a rês de retornar ao rebanho, senso do gado, coragem e atenção. A nota varia de 60 a 80 pontos, e o competidor inicia com 70 pontos.

Hoje no Brasil temos excelentes produtos e linhagens consagradas inclusive no exterior, que vem se destacando e consagrando-se, (obtendo resultados e expressivas premiações em dinheiro).

All Blue Boon - Cavalo do Ano ANCA 2011/2012
All Blue Boon (Peptoboonsmal x Lenas Lisette x Doc O'lena) foi Cavalo do Ano ANCA 2011/2012

NOSSO PÚBLICO

Os apaixonados pelo esporte, de diversas regiões do país.
Proprietários de haras, fazendas, treinadores, criadores de cavalos e amantes do esporte.

Publico no Potro do Futuro ANCA WV
Fazenda Barrinha durante o Potro do Futuro ANCA WV

NOSSA HISTÓRIA

No dia 17 de abril de 1989, um grupo de pioneiros na criação de cavalos de apartação fundava a ANCA - Associação Nacional de Cavalos de Apartação, com o intuito de promover a modalidade no Brasil.

As primeiras realizações da ANCA foram o Futurity, Derby e o 1º Leilão Nacional de Cavalos de Apartação - que oferecia 46 produtos, entre ventres, coberturas e cinco éguas importadas pela associação. O presidente, então, era José Carlos D. Miranda.

A criação da ANCA começou a render frutos em apenas três anos, com o Brasil começando a mostrar seu talento em competições internacionais.

Em 1992, o cavaleiro Víctor Amaury conquistou o título de Campeão Mundial Amador, enquanto a equipe conquistava a terceira colocação, no 1º International Cup, promovido pela National Cutting Horse Association, na cidade de Houston, Texas.

Os vice - campeonatos mundiais de Juan Carlos Perez Martinez (categoria aberta) em 1993 e de Adalgisa Cotrim (categoria amador), em 1994 puderam reafirmar o talento brasileiro na modalidade. Mas os cavaleiros queriam mais e, também em 1994, Haroldo de Araujo Pessoa Sobrinho, ficou em 1° nos três dias de competição individual. Haroldo ainda ocupou a 2ª posição no Campeonato de 1997.

Importante proeza também conseguiu o treinador Gerson Almeida dos Santos (Mano), que participou de todas as provas da ANCA "Potro do Futuro" tendo se classificado para as finais em todas elas. Tornando-se assim Campeão nos anos de 1994 e 1996 e reservado Campeão em 1997 e 2002.

Recentemente o mesmo treinador conseguiu marcar a maior nota da historia da ANCA (78) com o cavalo SON OFA JAY (Mr. Jay Bee Dee (Son Ofa Doc) na egua Sporty Lil Peppy (Peppy San Badger), de propriedade Gilberto Antonio Germano, durante a realizacão das eliminatórias do Super Stakes Classic, disputada em Uberlândia nos dias 23 e 24 de janeiro de 2003.

Na oportunidade também a maior nota (77) foi conquistada na categoria Amador, pela egua KENBEYOURLOVE (Ken Pep Playboy/Dual Pep) na égua Leona's Quixote (Doc Quixote), montada pelo seu proprietario Eronides Neves Filho.

Mesma nota (77) foi conseguida pelo garanhão Paint Horse A DELTA OUT OF DIXIE (Brigalenas Delta) por Delta Flyer em égua (Dixie O'lena), montado por Carlos Antonio Cotrim de Souza na categoria aberta.

 
PARCEIROS












LINKS





 
Praça Amador Bueno Florence, 274 Ap. 4 - Largo São João, Espírito Santo do Pinhal - SP - 13990-000
Fone: (19) 3651-5362 / (19) 99904-1191

Desenvolvido por Wisetec IT Solutions