DÚVIDAS FREQUENTES

Pergunta: Meu animal é recém importado dos Estados Unidos e tem registro na AQHA. Ele pode competir nas provas da ANCA?
Reposta: Todos os animais que competem em provas da ANCA precisam ser registrados em sua respectiva associação brasileira de raça, porém se conseguir comprovar que toda a documentação referente o processo de nacionalização encontra-se na respectiva Associação Brasileira, ele pode competir durante 30 dias. Dentro deste prazo será necessário a regularização do registro dele na Associação de Raça, com a pena de perder a pontuação e premiação obtida.

Pergunta: Já dei entrada na ABQM, porém não saiu o registro do meu animal ainda, ele pode ir na prova?
Reposta: Se você consegue comprovar que passou toda a documentação para a ABQM, passando uma cópia autenticada dos documentos para o escritório da ANCA com um protocolo ou um comprovante de envio, ele pode competir durante 30 dias. Dentro deste prazo será necessário a regularização do registro dele na Associação de Raça, com a pena de perder a pontuação e premiação obtida.

Pergunta: Comprei meu animal faz pouco tempo e ainda não transferi para o meu nome. Posso montar nele no Non Pro?
Resposta: Com uma cópia autenticada do contrato da compra você pode competir durante 30 dias. Dentro deste prazo será necessário a regularização da transferência dele para o seu nome na Associação de Raça, com a pena de perder a pontuação e premiação obtida.

Pergunta: Um competidor da categoria Aberta classifica um animal pelo Campeonato Mineiro e ganha a vaga para disputar o Campeonato Nacional. Esse mesmo animal também disputou e conquistou a vaga para o Nacional através do Campeonato Paulista. Ele terá apenas uma vaga para disputar o Nacional?
Resposta: Sim, apenas uma vaga por animal.

Pergunta: E se forem conjuntos diferentes?
Resposta: Se ele classificar com o cavalo A no Paulista e com o cavalo B no Mineiro ele terá 2 vagas, uma com o cavalo A e outra com o cavalo B. Lembrando que na categoria Aberta quem se classifica é o animal.

Pergunta: E quanto ao Amador, Non Pro, Jovem, Master e Principiante que são os cavaleiros que se classificam? Pode o mesmo conquistar uma vaga pelo Mineiro e outra pelo Paulista para disputar o Campeonato Nacional? Ou terá direito apenas a uma vaga e os classificados seguintes ocupam essa vaga ou vagas?
Resposta: Nessas categorias quem se classifica é o cavaleiro, portanto, se ele se classificou no Paulista e no Mineiro ele só terá uma vaga para o Campeonato Nacional, passando a segunda vaga do mesmo cavaleiro a ser ocupada pelo classificado seguinte. O Campeonato que ele se classificará será aquele em que o cavaleiro tiver participado em o menor número de etapas, e se igual, do qual ele tenha acumulado o menor número de pontos.

Pergunta: Os pontos não são acumulativos, ou seja os pontos do campeonato Mineiro não soma-se com o do Paulista, são campeonatos distintos valendo a classificação para o Campeonato Nacional a classificação obtida dentro de cada campeonato. Certo?
Resposta: Os pontos de um campeonato NÃO se somam com os pontos de outro campeonato. São competições completamente distintas.

Pergunta: Tenho um cavalo com um sócio e nos 2 queremos montar na prova tal. Os 2 podem montar o mesmo animal?
Resposta: Em caso de co-propriedade o referido animal não poderá participar em uma mesma categoria com competidores diferentes.
Ex.: Animal "X" de propriedade de "Fulano" e de "Beltrano"
O animal não poderá participar no Amador com ambos ou no Non Pro com ambos.
Porém, o animal poderá sim participar no Amador com "Fulano" e no Non Pro com "Beltrano".

Pergunta: Ok, eu entendi que nas categorias não profissionais a inscrição é feita em nome do competidor, mas caso o competidor não consiga competir eu posso transferir a inscrição para outra pessoa?
Resposta: A transferência é permitida somente se o novo competidor(a) seja parente seu de primeiro grau (pai, mãe, filhos e irmãos) ou tenha vínculo conjugal (esposa, esposo).

Pergunta: Eu preciso passar o nome do animal que eu vou montar no momento que faço a minha inscrição?
Resposta: Se você vai fazer a inscrição em qualquer uma das categorias abertas, você precisa definir o animal, pois as inscrições nas categorias profissionais são feitas em nome no animal.
Agora se você está se increvendo em uma categoria não profissional, onde as inscrições são em nome do competidor, você pode definir o animal depois. Você pode definir em qual animal vai montar, passando por escrito, até uma hora antes da categoria começar. Nesse caso, ao fazer a sua inscrição você pode escolher a opção A Confirmar para o animal. Se você tiver mais que uma inscrição com o animal A Confirmar na mesma categoria e não definir os nomes antes do sorteio, os animais entrarão em ordem alfabética.

Pergunta: Eu posso trocar meu animal que eu inscrevi antecipadamente para o Potro do Futuro?
Resposta: Há três condições para que você possa trocar o animal nas categorias abertas:

  1. É permitido a troca, se o animal for de mesma propriedade do animal anterior, contudo é necessário um laudo emitido por um profissional veterinário comprovando que o animal a ser substituído não poderá mais competir na prova.
  2. O dono da inscrição pode vender a inscrição para outra pessoa, sendo que o novo interessado precisará pagar 20% do valor da inscrição para a ANCA.
  3. O dono da inscrição poderá fazer a substituição de seu animal por outro animal também de sua propriedade desde que ele pague 20% do valor da inscrição para a ANCA.
    (As condições 2 e 3 também são válidas para o Super Stakes e Derby da ANCA)

Como funciona a disputa de Competidor Mais Premiado da ANCA Awards?

Ao fim de cada temporada, há um reconhecimento e premiação dos melhores competidores das seguintes categorias. Uma temporada hípica da ANCA se inicia em 1 de julho com o Potro do Futuro e se encerra em 30 de junho do ano seguinte com a realização das finais do Campeonato Nacional. Portanto, todas as provas oficiais e aprovadas pela ANCA nesse intervalo contam para essa conquista. Premiações Extras não são consideradas para a disputa.

Competidor Profissional Mais Premiado
São os profissionais que competem nas categorias abertas (Aberta Júnior, Aberta Ltda., etc.). Para essa disputa são somadas todas as premiações recebidas, incluindo todas as provas oficiais e aprovadas.

Competidor Non Pro Mais Premiado
São os competidores não profissionais que participaram em alguma categoria Non Pro (Non Pro, Non Pro Júnior, Non Pro Classic) na temporada.
Para essa disputa são somadas todas as premiações recebidas nas categorias em que ele se adequa a competir (Amador, Master, Principiante, Abertas, etc.), incluindo todas as provas oficiais e aprovadas.

Competidor Amador Mais Premiado
São os competidores não profissionais que pariciparam em alguma categoria Amador (Amador, Amador Júnior e Amador Classic) na temporada.
Para essa disputa são somadas todas as premiações recebidas nas categorias em que ele se adequa a competir (Non Pro, Master, Principiante, Abertas, etc.), incluindo todas as provas oficiais e aprovadas.

Competidor Master Mais Premiado
São os competidores não profissionais que participaram na categoria Master em alguma prova na temporada.
Para essa disputa são somadas todas as premiações recebidas nas categorias em que ele se adequa a competir (Non Pro, Amador, Principiante, Abertas, etc.), incluindo todas as provas oficiais e aprovadas.

Competidor Principiante Mais Pontuado
São os competidores não profissionais que participaram na categoria Principiante em alguma prova na temporada.
Para essa disputa são somadas todas as pontuações recebidas nas categorias em que ele se adequa a competir (Non Pro, Amador, Master, Jovem, Abertas, etc.) incluindo todas as provas oficiais e aprovadas.

 
PARCEIROS












LINKS



 
Praça Amador Bueno Florence, 274 Ap. 4 - Largo São João, Espírito Santo do Pinhal - SP - 13990-000
Fone: (19) 3651-5362 / (19) 99904-1191