FICHAS DE JULGAMENTO - Campeonato Paulista 2014/2015 - Copa FB ANCA 2014
Aberta Júnior
  Fichas
  1ª Bateria   2ª Bateria   3ª Bateria   4ª Bateria  
 
Aberta Classic
  Fichas
  1ª Bateria   2ª Bateria   3ª Bateria  
 
Aberta Livre
  Fichas
  1ª Bateria   2ª Bateria  
 
Aberta Ltda.
  Fichas
  1ª Bateria   2ª Bateria  
 
Non Pro
  Fichas
  1ª Bateria   2ª Bateria  
 
Amador
  Fichas
  1ª Bateria   2ª Bateria  
 
Master
  Fichas
  1ª Bateria  
 
Jovem
  Fichas
  1ª Bateria  
 
Principiante
  Fichas
  1ª Bateria   2ª Bateria  
 

Juiz:
Randy Butler, Gainesville, Texas, EUA

Randy ButlerEssa é a primeira vez que você vem ao Brasil?
Eu tinha vindo uma vez uns 15 anos atrás. Fiquei impressionado com a qualidade dos animais. Nesses anos a qualidade melhorou muito. Os competidores da Aberta estão bem atualizados e os animais são tão bem treinados e apresentados como a maioria nos EUA. O Non Pro foi um pouquinho abaixo do nível nos EUA, mas houve bem menos competidores aqui. Eu vi muitos animais muito bons aqui. Realmente fiquei impressionado.

O que você achou dos competidores?
Há uns treinadores que devem ter muita experiência em pista, e uns mais jovens que não tenham tanta experiência, mas são bem competitivos. A única coisa que foi diferente dos EUA foi a qualidade do gado. Normalmente nos EUA o gado bom trabalha melhor se o manejo for bom. É difícil saber o que aconteceu com esse gado antes de chegar em pista, mas gado de uma qualidade melhor, trabalha melhor na prova. O preço poderia ser diferente, porque fazendeiros nunca querem mandar seu melhor gado para prova. Mas se eles vierem assistir a prova, e como o gado é manejado aqui, pode ser que mudem de visão.

No geral eu fiquei bem impressionado com o evento e gostaria de voltar aqui.

Houve alguma penalidade ou alguma coisa que se destacou em qual os competidores deveriam estar trabalhando para melhorar suas apresentações?
A respeito dos competidores da aberta, não. Temos um dito nos EUA, “Speed Kills” (Velocidade Mata). Eu vou dar mais nota para uma apresentação correta com um grau de dificuldade pequeno, do que um cavalo que está indo rápido demais para o tipo do boi que tirou. Sei que tudo mundo quer tirar a maior nota possível, mas as vezes isso vai contra.

A respeito dos competidores não profissionais, entendo que estavam ansiosos, mas houve muitas paradas quentes. Houve alguns competidores que perderam o boi, mas isso as vezes não é culpa deles. A parada quente é, sim, sob o controle deles e eles deveriam prestar atenção nisso. Isso vem com experiência.

Há quanto tempo que você está envolvido com apartação?
Eu treinei animais profissionalmente durante 26 ou 27 anos em Gainesville, e em outros lugares no Texas.

Quando você começou a julgar?
Eu fui credenciado como juiz em 1987.

Porque você começou a julgar?
Sempre foi algo que eu queria fazer para me melhorar mesmo, e também para contribuir à indústria. Queria ajudar a melhorar a qualidade dos animais e para eu aprender mais sobre isso. Eu percebi que antes de ser credenciado como juiz, eu sempre achava que minhas apresentações eram melhores do que as notas que eu recebia. Após meus primeiros 2 anos julgando em vários lugares, julgando animais de qualidade, eu entendi o que era necessário para um animal se destacar com uma boa apresentação. Na maioria das vezes o que o competidor sente na sela e o que o juiz vê são bem diferentes. Muitas vezes competindo eu achava que o juiz não ia ver alguma coisa que acontecia nas minhas apresentações, mas na verdade o juiz vê sim, e ele consegue comparar animal contra animal. A maioria do público sentado na cerca vê uma apresentação ou outra, vira a cabeça, depois volta, e acabam vendo o que eles querem ver, sem enxergar uma apresentação completa.

Acredito que todos os treinadores, e até todos os amadores, devem ter alguma educação sobre o sistema de julgamento. Para eles entenderem o que compõe uma boa apresentação com um bom animal.

Qual a melhor ferramenta para os competidores alinhar o que eles sentem na sela com o que o juiz vê?
Assistir videos e seja verdadeiro. Não tente se enganar. Assiste videos dos ganhadores e vê porque eles estão marcando 75 e 76 e a diferença entre eles e os cavalos que marcam 73. O mais importante é para o competidor ser verdadeiro com ele mesmo. Não tente se enganar e achar que sua apresentação era melhor do que era. Todo mundo tem como melhorar. Até uma apresentação que marcou 75 ou 76 tem como melhorar. Eu fiz umas apresentações de 75 ou 76 e quando saí da pista, sempre teve algo da apresentação que eu não gostei. Sempre há algo que poderia melhorar. Nunca pense que você tem todas as respostas. Sempre procure o que há para melhorar, ou em você como competidor, ou em seu animal. Só porque você marcou 75, 76 ou 77, não quer dizer que você sabe tudo. Apartação é uma modalidade que tem como deixar todos humilde. A próxima apresentação com o mesmo animal poderia ser bem diferente.

Em seus 30 anos de treinar e apresentar cavalos, qual conquista te da mais orgulho?
Gostei muito de treinar cavalos para o Futurity e os eventos de idade. Isso me fez muito bem. Mas o maior prazer que eu tive foi ajudar uns 3 ou 4 jovens e uns amadores a ganhar títulos mundiais. Ver eles fazendo sucesso me deu mais prazer do que ganhar no Derby, ou ter marcado a melhor nota da classificatória do Futurity. Essas foram conquistas legais, mas ter visto alguém ir bem num animal que eu treinei ou ajudei a treinar foi tão bom para mim do que minhas próprias conquistas. Os jovens e amadores são a vida da indústria e precisamos prestar atenção neles.

Há algo mais que gostaria de relatar?
O evento foi bem realizado, a pista foi boa, e eu não tinha ido em muitas provas melhores. O pessoal sabe o que precisa fazer e executa sem demora. Gostei muito do evento.

Veja os Resultados Completos deste evento.
 
Veja nossa lista completa de eventos passados e novos eventos
 
PARCEIROS












LINKS








 
Praça Amador Bueno Florence, 274 Ap. 4 - Largo São João, Espírito Santo do Pinhal - SP - 13990-000
Fone: (19) 3651-5362 / (19) 99904-1191 / (19) 99617-2369