FICHAS DE JULGAMENTO - Potro do Futuro Paddock Ranch ANCA 2020
Aberta
  Fichas
1ª Classificatória 1ª Bateria   2ª Bateria   3ª Bateria   4ª Bateria   5ª Bateria   6ª Bateria   7ª Bateria  
2ª Classificatória 1ª Bateria   2ª Bateria   3ª Bateria   4ª Bateria   5ª Bateria  
Final 1ª Bateria   2ª Bateria  
 
Aberta Ltda.
  Fichas
  1ª Bateria   2ª Bateria  
 
Non Pro
  Fichas
1ª Classificatória 1ª Bateria   2ª Bateria  
Final 1ª Bateria  
 
Amador
  Fichas
  1ª Bateria   1ª Bateria  
 

Juiz:
Andy Adams, Gerber, Califórnia, EUA

Andy Adams
Andy Adams é juiz AAAA e monitor da NCHA e julga há 20 anos.

Você tem vindo ao Brasil para julgar Apartação durante uns 15 anos. Como esse evento se compara ao último evento que julgou aqui?

Fiquei impressionado com o nível dos animais e dos competidores esse ano. No passado tinha poucos animais do nível mais alto e somente alguns competidores apresentavam bem. Agora muitos desses que não apresentavam tão bem aumentaram o nível e estão competitivos. Eles estão montando animais melhores também, que ajuda. Quanto melhor forem os animais, mais fácil serão para apresentar. Eu fiquei impressionado mesmo.

O nível dos animais está mais equilibrado ou tem mais animais bons?

Tem mais animais bons que estão melhor treinados, e conseguem competir no nível mais alto. Houve alguns animais que não podiam errar para passar, mas não tinham muitos desses. Tem animais assim em todo lugar, mas esse ano teve menos aqui.

Quais diferenças você percebeu nas técnicas de apresentação?

O trabalho no rebanho está melhor. A última vez houve várias tiradas más. Agora os competidores estão melhores a tirar o boi no centro da pista. Nunca faltou esforço aqui, nem vontade de ganhar. Acredito que os competidores agora entendem um pouco melhor, que não vão receber nota alta só porque estão trabalhando rápidos. Isso é uma grande melhora.

Houve alguma penalidade que você teve que aplicar mais aqui do que normalmente?

Houve várias penalidades de perda de posição e trabalhando fora de posição. Muitos das penalidades “F" eram de animais que estavam trabalhando sem ler o boi. Eles atravessaram a pista sem medir a velocidade do boi e quando o boi parava ou virava eles andavam mais uns 3-4 passos antes de parar. Eu vi muito disso, em animais bons e com competidores bons. Parece que não estejam prestando atenção suficiente ao controle do boi. Essa é uma falha que vejo.

Os animais não estão tão ligados no boi?

Sim, no treinamento. Parece que não estão ligados o mesmo tanto que a última vez que eu estive aqui. Os animais estão se movimentando melhor. Acredito que seja um período transicional em que estão fazendo os animais se moverem melhor, mas sem tanta ligação ao boi. Talvez na próxima prova que eu venha, tenham os 2 assuntos resolvidos. Alguns já tem, não estou dizendo que ninguém tem. Só que vi vários animais assim, perdas de posição que não deveriam ter acontecidos, devido a uma falta de atenção do cavalo ao boi.

Teve alguns juízes acompanhando o julgamento na 6ª cabine e você deu uma palestra de julgamento após as competições. Como foi?

A palestra teve a maior participação que já conseguimos e senti que a maioria estavam lá para realmente aprender e melhorar ou conseguir se tornar juiz. No passado imaginava que tinha mais pessoas lá que só foram porque eram obrigados a participar. Esse ano estavam todos mais engajados e participativos. Fiquei muito contente, com o que conseguimos.

Quais os benefícios de participar numa palestra dessas?

Há muitos benefícios. Se você for juiz e precisa fazer reciclagem ou não, é importante. Aqui no Brasil os juízes não tem oportunidade de julgar muito, então se eu fosse juiz aqui eu estaria em toda palestra que tinha para praticar, porque eles não conseguem julgar todo fim de semana. Qualquer treino ou oportunidade de ouvir opinião de outro juiz vai acrescentar algo ao seu conhecimento. Não há lado negativo de atender essas palestras.

Tanto para juízes como competidores?

Claro, porque se for competidor estará escutando opiniões de juízes que podem estar julgando você no futuro, ou que já julgaram você no passado. Assim você poderia aprender o que esses juízes estão procurando ver nas pistas, e como melhorar suas notas. Os competidores que não assistem as palestras não sabem o que estão perdendo.

Tem algo mais que gostaria de relatar?

Fico feliz em ter voltado, e que a ANCA está fazendo o possível para ter uma prova. Hoje em dia isso leva muito esforço, para ter o mesmo ou até menos que antes. A maioria não sabem o tanto de extras que são necessários para fazer funcionar dentro das restrições e perante as autoridades. Eu reconheço isso. Falei isso na palestra, mas vou repetir aqui: Acredito que no Brasil vocês estão realmente tentando aumentar o patamar em seguir bem as regras e ter consequências para quem não segue. No passado não tive a mesma sensação. Alguns tentavam mas não era seguido pela maioria. Agora acredito que está mudando e a maioria tem mais responsabilidade. Isso é importante. Apartação é para divertir, mas precisamos proteger a modalidade, e faremos seguindo as regras. Assim não tem como estar errado.

Veja os Resultados Completos deste evento.
 
Veja nossa lista completa de eventos passados e novos eventos
 
PARCEIROS












LINKS



 
Praça Amador Bueno Florence, 274 Ap. 4 - Largo São João, Espírito Santo do Pinhal - SP - 13990-000
Fone: (19) 3651-5362 / (19) 99904-1191

Desenvolvido por Wisetec IT Solutions