Tabela de Conteúdo REGRA DE JULGAMENTO 8
Enquanto trabalha, um cavalo será penalizado com um (1) ponto cada vez que as rédeas são usadas para controlar ou direcionar o cavalo. Uma penalidade de um (1) ponto será aplicada também sempre que um cavalo for sinalizado de qualquer outra maneira. Se as rédeas estiverem apertadas o suficiente para que o freio seja mexido em qualquer momento, ele será penalizado com um (1) ponto de cada vez que isso ocorrer, mesmo que as mãos do competidor não se movam.
- Um cavalo deve ser solto assim que o animal desejado estiver afastado do outro gado. O uso adicional das rédeas, sinais, posicionamento ou qualquer outra sinalização resultará em uma penalidade de um (1) ponto para cada ocorrência.
- O cavaleiro deve segurar as rédeas com uma das mãos. Uma penalidade de três (3) pontos será aplicada se a segunda mão tocar as rédeas para qualquer finalidade, exceto para endireitá-las.
- Esporear atrás da paleta não deve ser considerado como sinal visível. Uma penalidade de três (3) pontos será aplicada cada vez que um cavalo é esporeado na paleta.
- A ponta da bota, o pé ou o estribo na paleta do cavalo é considerado um sinal visível. Uma penalidade de um (1) ponto será aplicada para cada ocorrência.
EXEMPLO 1: Ao fazer sua tirada, o competidor move sua mão para cima e para baixo, de um lado para o outro, enquanto seleciona um boi para trabalhar. Ele então coloca a mão dele:
- perto do pescoço do cavalo e deixa lá enquanto trabalha:
- acima do pito da sela e deixa lá enquanto trabalha:
- perto do pescoço de seu cavalo no começo da apresentação, e então levanta acima do pito enquanto trabalha.
- subindo o pescoço do cavalo (muito para a frente).
JULGAMENTO: Em (A) e (B) sem penalidade. Em (C) se o movimento da mão resultar em sinais, uma penalidade de um (1) ponto será aplicada para cada ocorrência. Em (D) uma penalidade de um (1) ponto para cada ocorrência.
OBSERVAÇÃO: O competidor pode usar as rédeas em seu cavalo tanto quanto necessário para fazer uma tirada. Tiradas limpas e bonitas receberão crédito.
OBSERVAÇÃO: Soltar o cavalo indica que o competidor está pronto para começar a trabalhar. Qualquer uso adicional das rédeas será penalizado.
EXEMPLO 2: O competidor faz uma tirada e enquanto aguarda o boi para começar a se movimentar:
- Balança a mão das rédeas causando movimento das rédeas.
- Dá folga adicional às rédeas.
JULGAMENTO: Em (A) penalizar o competidor com um (1) ponto para cada vez ele repete esse procedimento. Se ele tirar três (3) bois e balançar as rédeas cada vez, a penalidade total será de três (3) pontos. Em (B) sem penalidade.
EXEMPLO 3: O competidor está trabalhando com a mão baixa. As rédeas são ajustadas curtas o suficiente para que o freio seja bombeado duas (2) vezes durante a sua apresentação.
JULGAMENTO: Aplica uma penalidade de um (1) ponto para cada vez que o freio for acionado. Um total de dois (2) pontos de penalidade.
EXEMPLO 4: O competidor está trabalhando e:
- durante sua apresentação, ele move a mão bem levemente durante uma virada;
- durante sua apresentação, sua mão se move de forma suficiente para que o juiz acredite que ele está controlando seu cavalo na virada;
- ao atravessar a pista, ele move a mão em direção ao boi sendo trabalhado para manter seu cavalo fora do rebanho;
- durante a apresentação ele empurra a mão para frente para encorajar o cavalo a se mover junto com o boi;
- quando o cavalo está parando, o competidor se inclina para trás na sela fazendo com que a mão das rédeas também se mova para trás.
JULGAMENTO: Em (A) sem penalidade.
Em (B), (C), (D) e (E), uma penalidade de um (1) ponto será aplicada.
EXEMPLO 5: Ao fazer uma tirada, o competidor seleciona um boi e começa a conduzi-lo para fora do rebanho. O competidor usa as rédeas em seu cavalo até o boi estar completamente fora do rebanho e, em seguida, solta seu cavalo.
JULGAMENTO: Sem penalidade.
OBSERVAÇÃO: A intenção da Regra 8a é impedir que o competidor ajude seu cavalo depois que o boi escolhido estiver afastado do rebanho. Os juízes devem tomar cuidado para permitir que o competidor manobrar seu cavalo o suficiente para limpar o boi que ele escolheu tirar. Na aplicação desta regra, o termo “limpar” significa longe o suficiente do corpo do rebanho que o competidor tem uma oportunidade razoável para começar a trabalhar e que todos os outros bois estão pelo menos atrás da garupa do cavalo.
EXEMPLO 6: Ao fazer uma tirada, o competidor seleciona um boi e usa as rédeas em seu cavalo enquanto guia o boi para fora do rebanho. Depois do boi estar limpo, o competidor continua a usar as rédeas em seu cavalo até que o boi tenha feito seu primeiro movimento. Ele então libera seu cavalo e trabalha esse boi.
JULGAMENTO: Uma penalidade de um (1) ponto será aplicada para cada vez que as rédeas são usadas no cavalo depois de o boi estar limpo.
EXEMPLO 7: Depois de um boi estar limpo, o competidor usa as rédeas em seu cavalo para iniciar o primeiro movimento com o boi.
JULGAMENTO: Aplica uma penalidade de um (1) ponto.
EXEMPLO 8: O competidor tira um boi de um grupo de gado que está vindo em torno dele. Ele usa as rédeas em seu cavalo até que o outro gado esteja afastado pelos rebatedores de fundo e, imediatamente após ele o solta.
JULGAMENTO: Sem penalidade.
EXEMPLO 9: O competidor tira um boi que está andando para longe do rebanho.
- O competidor usa as rédeas em seu cavalo até sair do rebanho e depois o libera.
- O competidor usa as rédeas em seu cavalo até sair do rebanho. Vários segundos decorrem antes que o boi seja virado pelo rebatedor. O competidor continua a manter contato com seu cavalo por ter sua mão erguida e alguma tensão em suas rédeas. Ele não move seu cavalo; ele está segurando a atenção de seu cavalo no boi até que o boi se mova.
- O competidor usa as rédeas em seu cavalo até que ele saiu do rebanho. Quase simultaneamente, o competidor libera seu cavalo e o boi é movido pelos rebatedores.
JULGAMENTO: Em (A) e (C) sem penalidade.
Em (B), aplica uma penalidade de um (1) ponto.
EXEMPLO 10: O competidor seleciona um boi de um grupo de gado que está vindo em torno dele. Ele dá um passo em direção ao boi e usa as rédeas em seu cavalo até que os rebatedores tenham o restante do grupo por trás da garupa de seu cavalo (limpar). Ele então continua a manter a tensão em suas rédeas enquanto o boi que ele tirou atravessa alguns metros pela pista. Quando o boi para e vira, o competidor para seu cavalo e o leva de volta ao boi antes de liberá-lo.
JULGAMENTO: Aplica uma penalidade de um (1) ponto para cada vez que o competidor dá sinais ao seu cavalo. Neste caso, um (1) por segurar o cavalo enquanto atravessa a pista, um (1) por parar o cavalo e um (1) por guiar ele de volta ao boi. Total de três (3) pontos de penalidade.
EXEMPLO 11: Enquanto trabalha um boi, o competidor:
- usa as duas mãos nas rédeas para virar o cavalo junto com um boi.
- usa as duas mãos nas rédeas para parar seu cavalo e depois permite ele a virar sozinho.
- usa as duas mãos nas rédeas enquanto para o cavalo para desligar legalmente.
JULGAMENTO: Em (A), (B) e (C), é aplicada uma penalidade de três (3) pontos.
EXEMPLO 12: Depois de se desligar legalmente de um boi, o competidor usa as duas mãos nas rédeas para virar o cavalo.
JULGAMENTO: Aplica uma penalidade de três (3) pontos.
EXEMPLO 13: O competidor derruba uma rédea e:
- usa sua mão livre para recuperá-la enquanto tira um boi;
- usa sua mão livre para recuperá-la enquanto trabalha um boi;
- usa a mão livre para recuperá-la depois que ele tenha, legalmente, se desligado do boi e parado seu cavalo.
JULGAMENTO: Em (A) e (B) aplicar uma penalidade de três (3) pontos por usar as duas mãos nas rédeas. Em (C) sem penalidade.
EXEMPLO 14: As rédeas do competidor ficaram emaranhadas.
- O competidor se desliga de um boi legalmente e, antes de entrar no corpo do rebanho, usa a segunda mão para endireitar as rédeas.
- Enquanto anda dentro do rebanho, o cavaleiro coloca uma segunda mão nas rédeas para endireitá-las.
- O cavaleiro se vira para fazer uma tirada, então para seu cavalo dentro do corpo do rebanho e usa a segunda mão para endireitar as rédeas.
JULGAMENTO: Em (A), (B) e (C) sem penalidade.
EXEMPLO 15: O competidor coloca uma segunda mão nas rédeas para:
- Parar ou afastar o cavalo depois de desligar legalmente de um boi.
- Girar seu cavalo depois de desligar legalmente de um boi.
- Puxar seu cavalo enquanto anda pelo rebanho.
JULGAMENTO: Em (A), (B) e (C), é aplicada uma penalidade de três (3) pontos.
EXEMPLO 16: Durante uma apresentação enquanto o cavalo vira, o competidor:
- Esporeia o cavalo na paleta.
- Tenta esporear o cavalo na paleta, mas não faz contato com o cavalo.
JULGAMENTO: Em (A), aplica uma penalidade de três (3) pontos; (B), sem penalidade.

OBSERVAÇÃO: Esporear atrás da paleta é permitido
Anterior | Próxima
|